Vida Saudável

Curiosidades e dicas de nutrição

Alface

A alface (Lactuca sativa L.) pertence a família Asteraceae (Compositae) e é originária da Ásia e por volta do ano 4.500 a.c. já era conhecida no antigo Egito e chegou ao Brasil no século XVI, através dos portugueses. Hortaliça tipicamente folhosa, de elevado consumo e de grande aceitação. Dentre as hortaliças folhosas, a alface está entre as de maior importância econômica e maior consumo em todo o mundo. No Brasil, é considerada de grande importância entre as hortaliças, no que se refere à produção, à comercialização e ao valor nutricional. É consumida na forma de saladas e é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, fibras e sais minerais. Apresenta também efeito calmante, diurético e laxante. A alface tem efeito calmante graças a duas substâncias, a lactupicrina e a lactucina, presentes no talo.

A alface é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, o que faz com que as palavras alface e salada sejam praticamente indissociáveis, já que a grande maioria das saladas são predominantemente feitas com folhas de alface de inúmeras variedades, cores, formas, tamanhos e texturas.

A alface possui baixo teor de carboidratos, proteínas e gorduras e é rica em vitaminas e sais minerais. A folha da alface contém quantidade razoáveis de vitamina A, B1, B2, B9 (folato, que previne más formações fetais), C, K e também de minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro. Também, é rica em beta caroteno, um tipo de antioxidante que previne alguns tipos de câncer, desde que ingerido com alguma fonte de gordura. Por isso, que o tempero da salada de alface com azeite ganha pontos no quesito saúde.

Cada 100 grama de alface contém apenas cerca de 16 kcal, sendo constituídas por uma grande quantidade de água (entre 90 a 95% do seu peso), por isso pode ser consumida à vontade. Além disso, o consumo de alface é excelente para eliminar o excesso de gordura dos alimentos.

É por isso que a alface é uma hortaliça que tem uma longa e antiga história na alimentação humana, uma vez que é cultivada desde o século V. Os romanos a utilizavam tanto como parte da alimentação, consumindo-a crua com azeite e vinagre, quanto como medicamento. O seu próprio nome científico, o qual é escrito em latim “Lactuca sativa” diz que ela é boa para a saúde. Para os chineses, é símbolo de boa sorte.

No Brasil, ela chegou no século XVI, junto com os colonizadores portugueses e, atualmente, é a hortaliça folhosa mais consumida pelo brasileiro; não é à toa que a alface é quase sinônimo de salada no Brasil.

Benefícios da Alface

Os benefícios para a saúde proporcionados pela alface de acordo com a cultura popular, com algumas sugestões de usos comuns :

• Previne e ajuda a controlar obesidade;
• Calmante, quando feito chá de seus talos;
• Laxante, quando feito chá de seus talos e folhas;
• Sedativo;
• Evita insônia;
• Diurético;
• Ajuda o tratamento de inflamação e inchaços, fazendo aplicações, tópicas de folhas quentes de alface;
• Ajuda nos transtornos digestivos;
• Ajuda na coagulação do sangue, quando feito chá de seus talos;
• Antialérgico, quando usado como chá;
• Conserva a saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce;
• Ajuda no tratamento da artrite, quando utilizado com sucos de folhas, talos e saladas.

*Referência bibliográfica: SPETHMANN, Carlos Nascimento. Medicina Alternativa de A a Z. 6. ed. Uberlândia: Natureza, 2003
“Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar, deixando algumas com talos mais grosso.”

Dicas sobre o preparo da alface Hidro Sabor:

1. Nunca despreze as folhas externas, pois são as mais nutritivas, contendo, pelo menos 30 vezes mais vitamina A que as folhas internas, as quais são mais claras e mais crocantes.

2. Prefira cortar as folhas com as mãos ou mantê-las inteiras, porque perdem muito seu valor nutritivo quando são cortadas com faca.

3. Lave a alface em água corrente.

4. Para facilitar enxugar a alface, coloque suas folhas depois de lavadas num pano poroso, tentando fazer um saco ao juntar as pontas desse pano, depois balance até cair toda a àgua.

5. Escolha colocar o sal na alface minutos antes da refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem mais rápido;

6. Prefira comprar alface de folhas limpas, como as diversas variedades de alface hidropônica Hidro Sabor, pois tanto a sua durabilidade quanto o seu aproveitamento é maior. Guarde em uma embalagem fechada na geladeira para conservar por até 4 dias. Para durar por mais tempo, mantenha a alface Hidro Sabor com suas raízes. Fora da geladeira, a alface deve ficar com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro do saco plástico aberto em um local bem fresco.

7. Alface não suporta congelamento.

Idéias de receita Hidro Sabor

A salada verde é parte de uma refeição saudável e, mesmo com a utilização de outras hortaliças, produtos Hidro Sabor são definitivamente os ingredientes mais populares. O consumo de alface Hidro Sabor, por exemplo, vem aumentando a cada dia, mostrando que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com sua saúde. Não é segredo: a melhor forma de apreciar a alface e aproveitar os seus nutrientes é comê-la crua, em saladas. De preferência, sirva as folhas inteiras.

A alface pode entrar na preparação de sopas de legumes  e acompanhar praticamente qualquer tipo de sanduíche. Em sanduíches quentes, acrescente a alface após o preparo, para manter a textura e o sabor mais marcante.

As pessoas atentas ao seu próprio peso têm especial predileção pelas saladas com produtos, pois aumentam a sensação de saciedade, têm poucas calorias, além de serem ricas em fibras e nutrientes. Uma boa porção de salada utilizada com molho saboroso e pouco gorduroso diferencia sua alimentação. Como exemplo, vinagre balsâmico misturado a um pouco de azeite de oliva, ervas e suco de limão, ou iogurte desnatado temperado com alho, salsinha e suco de limão.

A escolha da Hidro Sabor na sua salada é essencial para obter um melhor custo-benefício, com excelente qualidade e incomparável aproveitamento e durabilidade. Hidro Sabor e saúde caminham juntos.

E lembre-se que a alimentação saudável não tem necessariamente de estar desligada dos prazeres da vida. A receita para comer bem significa comer de forma equilibrada, de acordo com as suas necessidades nutricionais, o que não significa de forma alguma comer sem gosto.

Tipos de alface Hidro Sabor

Abaixo as variedades de alfaces cultivados pela Hidro Sabor, as quais se diferem principalmente pela textura, cor e formato das folhas são:

1. Alface Lisa

É a mais tradicional, uma das mais conhecidas e consumidas. Atualmente, o seu consumo tem diminuido devido a maioria dos consumidores estarem preferindo a alface crespa. Apresenta folhas lisas, delicadas e macias, com nervuras pouco salientes, com aspecto oleoso (“manteiga”), de coloração verde.

Características da planta: Vigorosa e uniforme, que forma uma típica cabeça repolhuda. Possui folhas lisas e delicadas.

Coloração: Verde clara brilhante

2. Alface Crespa

É bastante conhecida e muito consumida.  Atualmente, é o tipo de alface mais vendido pela Hidro Sabor. Apresenta folhas longas e frisadas, de coloração verde, textura macia e, ao mesmo tempo, consistente, proporcionando um irresitível e crocante sabor.

Características da planta: Vigorosa e volumosa, com boa crespicidade foliar.

Coloração: Folhas de coloração verde clara.

3. Alface Crocante

É a alface hidropônica mais parecida com a alface americana, apesar de não formar cabeça, é bastante crocante e deliciosa. Apresenta folhas tenras e consistentes, tem coloração verde, de aspecto muito parecido com a crespa.

Características da planta: Vigorosa com folhas grossas e crocantes.

Coloração: Verde

4.Alface Mimosa

Apresenta folhas soltas com as bordas recortadas, de coloração verde, com um aspecto bastante delicado, mas o que surpreende nessa variedade é o seu sabor adocicado, inesquecível para aqueles que já tiveram a oportunidade de experimentar.

Características da planta: Volumosa com excelente uniformidade, possui folhas de formato lobulado.

Coloração: Verde clara.

5.Alface Roxa

Apresenta folhas de coloração roxa, crespas, de textura macia, consistentes e crocantes, proporcionando cor a sua salada e um sabor incomparável.

Características da planta: Crespa, com excelente coloração roxa e uniformidade.

Coloração: Roxa intensa e brilhante.

6.Alface Exótica

É a grande novidade da Hidro Sabor no mercado brasileiro. Apresenta a coloração verde, onde a folha é crespa, bastante repicada, mais firme, muito crocante e com um sabor indiscutivelmente adocicado, inexplicável segundo os que já tiveram a oportunidade de deliciar-se com essa variedade de alface Hidro Sabor. Se você quiser fugir do tradicional e preparar uma salada sofisticada e diferenciada tanto no seu aspecto quanto no seu sabor.

Características da planta: Crespa, com folhas bastante repicadas.

Coloração: Verde clara.

7.Alface Bicolor

É a combinação Hidro Sabor de dois tipos de alface: a alface roxa e a alface verde . A Alface cor roxa e verdes intensos, fornecem também provitamina A ou betacaroteno e contém quantidades consideráveis de vitaminas C e E. A combinação dessas duas qualidades de alface permite a criação de uma salada mais coloridas, variada, sofisticada e de sabor incomparável.

Características da planta: União da alface roxa com a alface verde. Crespa com folhas bastante repicadas. Uma parte é verde e a outra roxa.

Coloração: Roxa intensa e verde clara

Rúcula

Nome científico: Eruca sativa.

Características da planta: Vigorosa e uniforme, possui folhas compridas e levemente recortadas.

Coloração: Verde escuro.

A rúcula é também conhecida como mostarda persa, e é uma hortaliça pertence à família Brassicaceae. É originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Apresentam porte baixo, folhas tenras e é muito apreciada na forma de saladas. Foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos, e é mais consumida na região Sul e Sudeste. Entretanto o seu consumo vem crescendo em outras regiões do país por causa do seu sabor marcante em saladas junto a folhas mais suaves, na cobertura de pizzas, em molhos para massas e até mesmo em sopas.

A rúcula é uma das hortaliças mais nutritivas, com valor nutricional maior que da alface. É rica em vitaminas A e C e minerais, principalmente em cálcio, ferro, potássio e enxofre. É importante para auxiliar o tratamento de anemia ferropriva, estimula o apetite, possui efeito anti-inflamatório e é desintoxicante para o organismo.

A rúcula é também chamada de mostarda-persa, porque é uma hortaliça originária de regiões do Mediterrâneo. Também era muito utilizada no Império Romano como afrodisíaco. É um vegetal que pertence a mesma família do nabo, repolho, couve, brócolis e agrião.

A rúcula chegou até ser tema na campanha presidencial do Barack Obama nos Estados Unidos. Ainda nas prévias, o então candidato fez um comentário sobre o preço da rúcula para agricultores. A escolha da verdura foi tomada como “elitista”. No final, a rúcula levou a fama e, até hoje, continua tendo um número crescente de apreciadores.

A rúcula apresenta folhas verde escuras, ovaladas, levemente recortadas e alongadas, medindo entre 10 a 15 cm de altura. É muito nutritiva, apresenta um sabor intenso, levemente picante e um cheiro agradável e acentuado. A diferença entre rúcula hidropônica e a convencional é que a rúcula cultivada em hidroponia apresenta um sabor mais suave do que a produzida convencionalmente. Assim, a rúcula hidropônica Hidro Sabor é muito mais saborosa e apresenta uma qualidade incomparável.

A rúcula apresenta diversos benefícios para a saúde, tais como propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais, pois é rica em antioxidantes, vitaminas A, B, C e K, folato (B9), além de sais minerais como cálcio, ferro, enxofre, potássio e ômega 3. Também, a rúcula ajuda no processo de coagulação, no fortalecimento dos ossos, tem um efeito antidepressivo, cicatrizante, previne doenças cardiovasculares, além de ser útil no tratamento de Alzheimer, pois ajuda a diminuir a degeneração dos neurônios.

Em virtude de seu baixo teor calórico, cerca de 25 calorias a cada 100 gramas, a rúcula é indicada para a maioria das dietas. Além disso, é importante para a performance atlética.

Na hora de comprar, a escolha da rúcula é recomendável por ser firme, brilhante, com um tom verde escuro vivo e talos intactos. Sabe-se que quando os talos estão quebrados, as folhas murcham com maior facilidade. O ideal é que a rúcula seja ingerida no dia da compra, porque é um produto perecível.

No entanto, para conservá-la por mais tempo, até 4 dias, ela precisa estar seca, dentro de uma vasilha fechada e ser guardada em geladeira. A rúcula vai se tornando mais picante a medida que o tempo passa, assim, neste caso, prefira usar sumo de fruta no lugar do vinagre para o tempero da salada com rúcula. O talo da rúcula e suas folhas, mesmo se estiverem murchas, podem ser usadas para fazer sopa.

Antes de consumir, recomenda-se que a rúcula Hidro Sabor deve ser lavada em água corrente. Em seguida, deve ser enxaguado com água filtrada.

Agrião

Nome científico: Nasturticum-officinale.

Características da planta: Vigorosa com folhas compridas e arredondadas no ápice.

Coloração: Verde escura.

O agrião ou agrião d’água pertence a família Brassicaceae e é oriunda do sudeste da Ásia e utilizada há muito tempo na Europa. É considerado um dentre os vegetais mais nutritivos . As folhas apresentam formato triangular a arredondado, coloração verde intenso, são tenras e muito apreciadas em saladas. O seu consumo tem aumentado muito nos últimos anos devido as suas propriedades nutricionais e medicinais. O agrião apresenta ação descongestionante, expectorante, fortificante, depurativa, adstringente e diurética, além de estimular o metabolismo e a secreção biliar. É usado no tratamento de doenças respiratórias, escorbuto e cálculos renais e contra os malefícios do cigarro e do ácido úrico. É rico em antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo. É recomendado como auxiliar no tratamento de ferropriva, especialmente em crianças, mulheres grávidas e velhos. Contém vitaminas A, C, K e as do complexo B, óleo essencial, iodo, cálcio, ferro e potássio e baixo teor calórico. O agrião é mais rico em ferro do que a couve e espinafre. O iodo, considerado o nutriente mais importante desta hortaliça é indispensável ao funcionamento da tireóide, está concentrado nos talos, que devem ser usados na alimentação juntamente com as folhas.   Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.

O agrião é originário do sudeste da Ásia e assim como a rúcula, pertence à família das Brassicaceae, a mesma do nabo, rúcula, repolho, mostarda, couve e brócolis. É comummente usado em saladas e deve ser consumido cru, pois, quando cozido, suas propriedades medicinais se perdem. O agrião também pode ser usado para fazer sucos com diversas frutas, para incrementar sanduíches, panquecas, rabadas, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Suas folhas temperadas com limão, sal e azeite são um excelente acompanhamento para churrascos de todos os tipos de carne.

O agrião contém várias vitaminas, tais como A, C, B1, B2, B6 e B12 e possui ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo, iodo, beta caroteno (que produz vitamina A) e fibras. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os seus talos são muito ricos em iodo.

O combate ao escorbuto, devido a riqueza da vitamina C, tornou o agrião conhecido desde a idade média. Seu uso prolongado (extrato fluido de 3 a 4 colheres de sopa de suco de agrião puro ou diluído em água, uma vez ao dia) tem uma forte ação anticancerígena, é antianêmico (aumenta a concentração de glóbulos vermelhos e hemoglobina), alivia as dores de dente, tem efeito cicatrizador, diurético, expectorante, desintoxica o fígado, sendo um ótimo remédio para a ressaca, além de ser usado para combater infecções urinárias e cálculos. Também pode ser usado como coadjuvante no tratamento da diabetes, ajuda a combater os efeitos tóxicos da nicotina, favorece o crescimento do cabelo por aplicação interna e externa, além de ser excelente para a alimentação de desportistas ou crianças em crescimento. Aqueles que sofrem de ácido úrico; em virtude de terem comido muita carne, principalmente as de origem suína; devem comer diariamente uma salada de agrião, que pode ser temperada com limão e azeite.

Na hora de comprar, a escolha do agrião Hidro Sabor é recomendável por apresentar folhas de cor verde-escura frescas e talos firmes. É um produto perecível, que dura no máximo um dia, se colocado em local fresco e com seus talos imersos numa vasilha de água; embora possa ser conservado até 3 dias em geladeira, desde que embalado em uma vasilha fechada. Os talos duram mais que as folhas, mas precisam estar secos na hora de guardar.
Antes de consumir, recomenda- se que o agrião Hidro Sabor deva ser lavado em água corrente Em seguida, deve ser enxaguado com água filtrada.

Cebolinha

Nome científico: Allium fistulosum.

Características da planta: Excelente vigor com folhas cônicas e compridas.

Coloração: Verde escura.

A cebolinha é cultivada desde 3.200 anos a.C., época da civilização persa. Por ser uma hortaliça bem versátil em relação ao seu uso, é comercializada praticamente em toda parte do mundo e pode ser utilizada de inúmeras maneiras, desde a elaboração de pratos como sopas, caldos, omeletes, saladas, patês, purê de batata,  suflês de queijo até confeccção de temperos. A cebolinha acaba sendo um ingrediente imprescindível para decoração de pratos sofisticados, além de contribuir agregando seu delicioso e suave sabor. Juntamente com a salsinha formam o famoso “cheiro verde”.

A cebolinha é uma hortaliça pertencente a família da Alliaceae composta de bulbos brancos e alongados e de folhas verde escuras, roliças, cônicas e compridas atingindo até 30cm de altura,  formando tubos ocos e inflados desde sua base.
Além disso, a cebolinha é rica em vitaminas A e C, por isso é considerada importante no combate à gripe e às doenças respiratórias. Também auxilia a digestão, estimula o apetite e funciona como repelente e antibiótico, além de poder ser usada nos preparados orgânicas para prevenir pragas e doenças de plantas.

Mostarda

Nome científico: Brassica juncea.

Características da planta: Excelente vigor, possui folhas grandes, alongadas com margens serrilhadas.

Coloração: Verde escura.

A mostarda é uma hortaliça pertencente a família Brassicaceae e é conhecida pelo seu sabor e fragrância acentuados e picantes. Suas folhas são grandes e alongadas com margens serrilhadas, muito parecidas com as folhas do brócolis tanto no tamanho quanto na forma.
A característica principal da mostarda é seu aspecto fresco e tenro,  de altíssimo valor nutritivo e, ao mesmo tempo, com um baixo teor calórico, apenas 30 calorias a cada 100g. Por ser rica em vitaminas A e B, fibras, cálcio, fósforo e ferro, ajuda estimulando a digestão e aliviando reumatismos e câimbras.

Uma curiosidade sobre a mostarda é que ela dá origem a uma tempero típico da culinária oriental, conhecido como wasabi, e pode ter propriedades anti-cancerígenas, segundo um estudo publicado na revista científica “Carcinogenesis”, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Cientistas americanos também sugeriram que o isotiocianato de alila, composto presente na mostarda e responsável pelo seu sabor forte, pode ajudar no combate ao câncer de bexiga e ao de cólon. Estudos em ratos com dieta rica nesse composto tiveram o câncer interrompido em 30% dos casos e todos os animais do estudo não tiveram seu câncer propagado.

A mostarda Hidro Sabor pode ser conservada em geladeira por até 5 dias, desde que dentro de uma embalagem fechada. Antes de ser consumida, o ideal é que seja lavada em água corrente. Em seguida, deve ser enxaguada com água filtrada.

Almeirão (Chicória)

Nome científico: Cichorium intybus.

Características da planta: Volumosa, com folhas lisas, largas e compridas.

Coloração: Verde.

O almeirão é também conhecido como chicória. Pertence a família Asteraceae, a mesma da alface. É caracterizado pela presença de folhas verdes lisas, largas e compridas. Tem sua origem na Europa Mediterrânea e é uma hortaliça caracterizada pelo seu sabor amargo, sendo muito apreciada em diversos pratos da culinária de diferentes culturas. Os responsáveis por este sabor amargo são a lactucina e a lactupicrina, substâncias extremamente benéficas a saúde, pois possuem propriedades analgésicas.

O almeirão possui um baixo teor calórico, em torno de 20 calorias a cada 100g, por isso costuma estar presente na maioria das dietas de emagrecimento. Da mesma forma que as outras hortaliças, apresenta um altíssimo valor nutritivo e é repleto de propriedades medicinais. É uma hortaliça riquíssima em proteínas, amido, fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C, embora a vitamina C seja em menor quantidade. Tem uma ação diurética e laxativa, contribuindo para o bom funcionamento do intestino. Também possui ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, combate a gastroenterite, icterícia, limpa os rins e estimula o apetite.

Na hora de comprar, a escolha do almeirão é recomendável por apresentar folhas lisas, largas e compridas firmes, além de ser 100% fresco. É um alimento perecível, mas pode ser conservado por até 3 dias na geladeira, desde que sua embalagem seja fechada. Fora da geladeira, sua durabilidade é menos de um dia e deve ser mantido em local fresco, com a parte de baixo dentro de uma vasilha de água.

Espinafre

Nome científico: Spinacia oleracea.

Características da planta: Folhas pequenas e triangulares.

Coloração: Verde escuro.

O consumo de espinafre foi popularizado pelo famoso personagem Popeye, criado pelo cartunista Elzie Segar. A definição do espinafre como a fonte da força do marinheiro Popeye, foi porque um marinheiro escocês falava ao cartunista, na época criança, que, para ficar forte, precisava comer o espinafre.

Assim, esse marinheiro foi a inspiração para ele criar o Popeye. No entanto, evite comer o espinafre a partir de uma lata, como o Popeye, pois é conhecido que  que os espinafres frescos, como os hidropônicos, conservam sua textura suave e cor verde escura que costuma ser perdidas quando processados.

O espinafre pertende à família das Amaranthaceae, tal como a beterraba. É um excelente agente para a saúde da pele, porque é rico em vitamina A, logo combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. O espinafre também a protege a retina dos raios ultravioletas e da luz, devido a presença de duas substâncias, a luteína e a zeaxantina, presentes somente nas plantas, assim, para o nosso organismo obtê-las, precisamos ingerir os alimentos que as contém, como o espinafre. Apresenta ainda outros nutrientes importantes, como os flavanoides, que têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e ajudam na prevenção do câncer; e como o ômega-3, um ácido graxo muito importante para diminuir riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, foi graças a folha de espinafre, que os cientistas isolaram e caracterizaram o ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, um micronutriente essencial para a vida. Concluindo, o espinafre é ótima fonte de vitaminas A, K, C, B2, B6, B9, magnésio, manganês, folato, ferro e potássio, fósforo, zinco, niacina, selênio e vitamina E.

Como é um vegetal bastante delicado, deve ser deixado sem refrigeração o menor tempo possível. Mantenha-o sempre em geladeira e saiba que você ainda pode congelá-lo por até 30 dias. Para isso, suas folhas, após lavadas, precisam estar bem secas e embaladas em saco plástico desde que se retire o ar.

O espinafre Hidro Sabor é preferível devido a sua qualidade, pois folhas apresentam uma coloração verde uniforme e viva. Mesmo cru, apresenta um sabor levemente adocicado e refrescante, sendo ótimo para ser utilizado em saladas, embora também possa ser refogado ou, até mesmo, cozinhado a vapor. No entanto, o sabor tornar-se mais robusto e ácido quando é cozinhado e, o ideal quando cozido, é que seja por pouco tempo e com pouca água para manter suas propriedades nutricionais e o seu sabor. Mantenha o espinafre no fogo somente o tempo necessário para murchar um pouco suas folhas. Ele ainda é excelente para ser usado na companhia de omeletes, suflês e quiches, inclusive pode ser levado ao forno com molho branco e gratinado com queijo. Delicie-se do espinafre Hidro Sabor, a seu corpo agradece e você terá saúde para toda vida!

Coentro

Nome científico: Coriandrum sativum.

Planta: Folhas pequenas, muito repicadas e aromáticas.

Coloração: Verde escuro.

Coentro é uma planta de folhas pequenas, repicadas e aromáticas, muito usado como tempero ou condimento. Pertence a família da Apiaceae, a mesma da salsinha, apesar disso, as duas ervas são bem diferentes. Inclusive as folhas do coentro costumam ser mais frágeis que as da salsinha.

O coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios como planta medicinal. A ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e anti-inflamatórias, além de aliviar dores das articulações, diminuir o colesterol, curar hemorroidas, dores de cabeça, inchaços, conjuntivites, úlceras na boca e halitose. Para completar, ele também é considerado afrodisíaco.

O coentro é uma excelente fonte de fibras dietéticas, ferro, magnésio, manganês, cálcio, fósforo, potássio, ácido ascórbico, além de betacaroteno e vitaminas C e E. Cada 100 g de folhas de coentro tem apenas 20 calorias. Seu odor característico associado ao seu sabor refrescante, levemente amargo e picante, funciona maravilhosamente bem para aromatizar peixes, frutos-de-mar, carnes brancas e legumes. Também pode ser utilizado como chá.

Antes de consumí-lo, recomenda-se lavar os galhos com cuidado em água corrente, desinfete, seque bem e, só então, separe as folhinhas. Prefira usar as folhas inteiras, pois, se estiverem picadas, tendem a escurecer. No entando, pode-se usar galhos inteiros na panela para molhos, sopas, moquecas, etc, retirando-os apenas na hora de servir. Neste caso, use as folhas frescas de coentro para valorizar o sabor do seu prato, e ao mesmo tempo, enfeitá-lo.

Salsinha

Nome científico: Petroselium crispum.

Planta: Folhas pequenas, repicadas e muito aromáticas.

Coloração: Verde escuro.

A salsinha é uma planta de folhas pequenas, repicadas e muito aromáticas. Pertence a família Apiaceae, a mesma do coentro. Seu cultivo é datado há mais de 300 anos e é uma das plantas aromáticas mais populares e conhecidas da gastronomia mundial.

A salsinha é rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, mas precisam ser consumidas cruas, pois o seu cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos. Possui ainda propriedades antioxidante, diurética e expectorante e sua celulose ajuda no movimento intestinal. Em forma de emplastro, é aplicada para aliviar dores e irritações em picadas de insetos. Também é boa para pele e cabelos.

A infusão de salsinha ajuda a emagrecer, combate olhos inchados, clarea sardas e até trata a acne juvenil. Para fazer essa infusão é só triturar com um pilão um copo bem cheio de salsinha e colocar água fervente, de modo que o chá fique bem forte. Coe e está pronto para tomar. Essa mesma infusão quando misturada a mel puro até obter uma pasta grossa, pode ser aplicada sobre o rosto limpo e deve ser mantido por 30 minutos. Essa máscara de salsinha ajuda no rejuvenecimento da pele e a combater rugas.

Últimas Receitas

Salada de agrião com manga

Altas concentrações de agentes antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.

Ver receita

Suco Verde

Reunir nutrientes importantes para o corpo, como ferro, vitamina C, ácido fólico e...

Ver receita

Seja Saudável

Curiosidades e dicas de nutrição

Alface A alface (Lactuca sativa L.) pertence a família Asteraceae (Compositae) e é...

Saiba mais

Benefícios dos produtos Hidro Sabor

Processos e produtos auditados (Controle de qualidade). Produtos mais limpo e higiênico (melhor...

Saiba mais